Funções automáticas para fotografia noturna ou de espetáculos

As câmeras digitais vieram para facilitar uma porção de coisas, entre elas as fotografias noturnas, que antes só podiam ser realizadas caso a pessoa possuísse conhecimentos aprofundados de fotografia, como os conceitos de velocidade e abertura e filmes bastante específicos.

Atualmente as câmeras possuem recursos, que possibilitam melhor resultados nestes casos de baixa luminosidade. As funções noturnas programam a câmera para deixar seu obturador mais tempo aberto, ficam mais tempo batendo a foto, ou seja, baixam a velocidade do obturador.

IMG_7601

 

Essa velocidade, se esta função estiver sendo usada, pode variar de 1/30 segundos até alguns segundos, o que para a fotografia é muitíssimo tempo. Isso explica porque é necessário usar tripés ou apoiar a câmera em bases fixas nestes casos, já que apenas nossa respiração pode interferir (e muito) nestas frações de segundo.

É importante observar também se há elementos em movimento no enquadramento, como carros e pessoas. Eles possivelmente aparecerão na foto representando este movimento, dando até um efeito interessante.

Outra situação específica e bastante parecida é a fotografia de espetáculos.

Assim com nas paisagens noturnas, o flash neste caso além de não resolver o problema, ainda deixa o resultado pior! Além é claro, de atrapalhar o artista e o efeito de iluminação do espetáculo.

IMG_3090R

Portanto, esqueça o flash!!!

Use funções como:

* Alto ISO

* Paisagem Noturna

* Retrato noturno

* Fogos de artifício

Você provavelmente encontrará ainda outras opções em algumas câmeras. Escolha uma delas, certifique-se de que o flash está desligado e segure a câmera com firmeza e faça testes, para verificar para qual situação cada função se adapta melhor.

Boas fotos!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s